sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 8° SÉRIE/9°ANO - APARELHO LOCOMOTOR


CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 8° SÉRIE/9°ANO

APARELHO LOCOMOTOR – ESQUELETO HUMANO

O corpo humano se divide-se em: cabeça, pescoço, tronco e membros.

1.                A CABEÇA encontra-se dividida em duas partes: crânio (caixa óssea que protege o encéfalo) e face (que aloja a maior parte dos órgãos do sentido e também estruturas responsáveis pela mastigação).
2.                O PESCOÇO, por sua vez, permite a união da cabeça com o tronco através de ligamentos e músculos e por uma parte da coluna vertebral onde encontra –se  as vertebras cervicais.
3.                O TRONCO possui uma estrutura óssea formada pela coluna vertebral (vertebras torácicas, lombares e sacrais e o cóccix), costelas e suas cartilagens, esterno, clavículas e escapula(que unem os membros superiores a uma parte do tronco chamada de  tórax) e o osso do quadril ( que permite a união dos membros inferiores ao tronco).
Aparelho locomotor
É um conjunto de órgãos cuja a principal função é permitir ao corpo humano a realização de movimentos, fixação de músculos, sustentação do corpo e proteção dos órgãos internos.
Os elementos que constituem o aparelho locomotor são: os ossos, as articulações e os músculos.
·        OSSOS
São estruturas rígida do aparelho locomotor, em conjunto, constituem o sistema ósseo ou esqueleto, no corpo humano existem 208 ossos no adulto.
·        MUSCULOS
Formam a parte ativa do aparelho locomotor, estão unidos aos ossos por meio das inserções musculares, possuem atividade própria, a contração muscular, que tem origem na resposta aos estímulos nervoso, existem mais de 400 músculos de tamnho e potencia muito variadas, um numero tão elevado de músculos permite a realização de grande quantidade de movimentos, alguns de grande precisão, como os que são realizados pela mão.
·        ARTICULAÇÕES
São os elementos mais complexos do aparelho locomotor, são estruturas parcialmente moles e parcialmente rígidas que possibilitam a união entre si, de dois ou mais ossos, graças a existência das articulações é possível realizar movimento dos ossos sem desgastes, devido ao roçar excessivo entre eles, as articulações possuem componentes vários, ligamentos, capsula articular, cartilagem e meniscos. Contudo existem, articulações de diversos tipos, algumas são muito complexas, com grande variedade de movimentos como os do ombro ou da mão e outras são rígidas, sem nenhum movimento, como as que unem entre si os ossos do crânio.
SISTEMA ÓSSEO
O ESQUELETO é constituído pelo conjunto dos ossos, que são órgãos esbranquiçados duros e resistentes. Estão situados entre partes moles, as quais servem de apoio, e em alguns casos apresentam cavidades que alojam a protegem as vísceras.
O esqueleto humano é composto, sobretudo pela coluna vertebral, situada verticalmente na linha média que sustenta o crânio na sua extremidade superior. A sua extremidade inferior forma o sacro e o cóccix, que representa o rudimento da cauda dos animais. Da parte média da coluna vertebral partem lateralmente as costelas, que se articulam a frente com o esterno. O espaço delimitado por ambos é o tórax, que aloja vísceras tão importantes como o coração e os pulmões, por ultimo, na parte superior do tórax e na parte inferior da coluna se encontram implantados, respectivamente e de forma simétrica, os dois pares de membros, os superiores ou torácicos e os inferiores ou pélvicos.
CRESCIMENTO DO OSSO
No momento do nascimento, os ossos não estão totalmente calcificados, durante a infância e a adolescência ocorre o crescimento do corpo, condicionado fundamentalmente pelo crescimento dos ossos. Nas extremidades dos osso longos existe uma zona, a cartilagem de crescimento, a partir das qual vai se formando novo tecido ósseo que determina o crescimento em comprimento dos ossos, entre os 20 e 25 anos verifica-se a total ossificação da cartilagem de crescimento, quando o individuo para de crescer, este processo é executado pelas células formadoras de osso, os osteoblastos, e células destruidoras, os osteoclastos, em condições normais, deve existir um equilíbrio total entre os processos de formação e de destruição óssea.

OSSOS CONSTITUIÇÃO EXTERNA E INTERNA
Em função da forma, os ossos podem se classificar-se em: longos, largos ou planos e curtos.
·        OSSOS LONGOS
Verifica-se o predomínio do comprimento, existe uma parte mediana comprida, a diáfise ou corpo ósseo, e duas extremidades, as epífises. É o que acontece, por exemplo, com o fêmur e o úmero. A parte externa da epífise é formada por uma camada fina de osso compacto, e a parte interna por substancia esponjosa. A diáfise encerra uma cavidade no seu interior, a cavidade medular rodeada de tecido compacto.
·        OSSOS PLANOS OU LARGOS
Verifica-se o predomínio do comprimento e da largura, distingue-se uma zona interior ou diploe e duas tabuas, externa  e interna, exemplo , os ossos do pariental e frontal do crânio.
·        OSSOS CURTOS
Verifica-se que as três dimensões são praticamente iguais, o que lhes confere grande resistência, ainda que geralmente possuam pouca mobilidade, por exemplo é o caso dos  ossos do punho.
CONSTITUIÇÃO INTERNA DOS OSSOS
PERIÓSTEO
É a camada mais externa, muito vascularizada, que permite a nutrição dos ossos, cobre toda a superfície dos ossos, exceto as zonas articulares.
SUBSTÂNCIA ÓSSEA
A primeira vista, observando a parte interna de um osso, podem distinguir-se duas classes ósseas;
1.     OSSO ESPONJOSO
É formado por uma rede tridimensional de espiculas ou trabéculas ósseas, que delimitam um labirinto de espaços intercomunicantes, ocupados pela medula óssea.

2.     OSSO COMPACTO
É uma massa solida na qual os espaços só são visíveis ao microscópio.
MEDULA ÓSSEA
É uma estrutura mole que preenche as pequenas cavidades de tecido esponjoso e que nos ossos longos está contida numa cavidade central, que por isso se chama cavidade medular, podemos distinguir a medula óssea vermelha, ativa e encarregada de fabricar as células sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e a amarela, inativa e formada quase exclusivamente por gordura.    

OSSOS DO CRÂNIO E DA FACE
A cabeça se divide em duas partes:
·        POSTERIOR ou CRÂNIO, que tem a forma de caixa óssea e contém o encéfalo.
·        ANTERIOR ou FACE, destinada a alojar a maioria dos órgãos dos  sentidos e a sustenta os da mastigação.  
·        OSSOS DO CRÂNIO
O crânio é constituído por oito ossos, quatro pares, os dois parietais e os dois temporais e quatro impares, frontal, etmoide, esfenoide e o occipital.
·        OSSOS DA FACE
Divide-se em duas partes chamadas de norma facial e mandíbula, os ossos que constituem a norma facial são em torno de 13 e possuem localização em ambos os lados.
COLUNA VERTEBRAL
 A coluna vertebral divide-se em quatro partes, que são, de cima para baixo, a região cervical, a região lombar e a região pélvica. É constituído fundamentalmente por estruturas ósseas sobrepostas de maneira regular, as vertebras, em numero de 33 ou 34. A sua distribuição é a seguinte:
07 cervicais
12 dorsais
05 lombares
09 ou 10 pélvicas.
Vista de perfil, a coluna apresenta uma serie e curvaturas, as de concavidade posterior chamam-se lordose e as de convexidade posterior, cifose. A parte superior da colu8na articula-se com o crânio por meio do osso occipital, as vertebras apresentam um orifício mediano, e no seu conjunto delimitam o canal vertebral, no qual esta alojada a medula espinhal e que se comunica com a base do crânio.
AS VÉRTEBRAS
São ossos curtos, com tecido esponjoso no seu interior, sua forma varia segundo a parte da coluna qual pertencem, mas apresentam uma serie de características comuns;
·       Corpo ocupa a parte anterior e tem forma cilíndrica, a presenta duas faces, uma superior e outra inferior.
·       Processo espinhoso, porção ímpar e mediana, dirigida para trás, em forma de espinha, de onde vem seu nome.
·       Processos transversos, em numero de duas, direita e esquerda, dirigem-se transversalmente para fora.
·       Processos articulares, são duas eminências destinadas a articulação das vertebras entre si, são quatro no total, duas superiores e duas inferiores.
·       Forame vertebral, o forame vertebral fica situado entre a face posterior do corpo vertebral e o processo espinhoso.
1.     VÉRTEBRAS CERVICAIS
Corresponde a zona do pescoço e são sete, são as mais finas e adotadas de maior mobilidade, a primeira vértebra cervical ou atlas é uma vértebra incompleta, pois não possui verdadeiro corpo vertebral, os outros elementos, principalmente os processos, encontra-se reduzidos.
Articula-se com a segunda vertebra cervical ou áxis, o áxis apresenta na parte superior do seu corpo uma eminência vertical, o dente, destinada a articula-se com o atlas, permitindo a rotação lateral do pescoço.
2.     VÉRTEBRAS TORÁCICAS
São doze e estão colocadas depois das cervicais, em sentido descendente, corresponde a zona do ombro e apresentam maior espessura e menor mobilidade que as vértebras cervicais, as dez primeiras vertebras dorsais articulam-se com as costelas nas facetas articulares que distinguem das outras vertebras.
3.     VÉRTEBRAS LOMBARES
São cinco situadas entre a região dorsal e o sacro, são mais grossas e dotadas de grande mobilidade, corresponde à zona da cintura apresentam processos espinhosos muito desenvolvidos e horizontais.
4.     SACRO
É formado pelas cinco primeiras vertebras sacrais, soldadas entre si, aplanadas de frente para trás e muito mais volumoso por cima que por baixo, o sacro é consideravelmente mais largo na mulher do que no homem com o fim de facilitar o parto, o canal sacral atravessa o sacro em todo seu comprimento, e a continuação do canal vertebral, restante da coluna vertebral, de cada lado partem quatro forames transversais pelos quais saem os nervos sacrais.

OSSOS DO TÓRAX
O tórax é uma cavidade com estrutura óssea e cartilagínea na qual estão alojados fundamentalmente os pulmões e o coração, tem forma de um tronco de cone de base inferior, medem 15 cm de altura á frente 27 cm atrás e 32 cm de lado.
·        Descrição do tórax
Distinguem-se as seguintes partes;
·       Face Anterior, constituída pelo esterno, pelas articulações condroesternais e condrocostais, pelas cartilagens costais e pela extremidade anterior das costelas.
·       Face Posterior, constituída pela coluna torácica e pela face externa das costelas.
·       Faces Laterais, cujas doze costelas deixam entre si onze espaços intercostais pelos quais circulam artéria, a veia e os nervos intercostais correspondentes.
·       Base, limitada pelo corpo da duodécima costela, pela ultima vertebra torácica e pelo processo xifóide do esterno, é ocupada pelo diafragma, musculo que separa as estruturas torácicas das abdominais.
FUNÇÕES DO TÓRAX
Em primeiro lugar é a estrutura cuja rigidez confere à proteção as vísceras situadas no seu interior, também é um elemento fundamental no mecanismo dos movimentos respiratórios.
Na inspiração, ou entrada de ar nos pulmões, a caixa torácica aumenta de volume, alargando-se os espaços intercostais.
Na expiração, retoma as suas dimensões iniciais, com a consequente expulsão do ar que tinha sido inspirado previamente.
COSTELAS
São ossos arqueados, dispostos em forma de arco entre a coluna vertebra e o esterno, são vinte e quatro costelas, doze de cada lado.
TIPOS DE COSTELAS
As sete primeiras tem o nome de costelas verdadeiras, por que se articulam diretamente com o esterno através das respectivas cartilagens, as cinco ultimas não se articulam diretamente com o esterno, mas a união entre si através das respectivas cartilagens, tendo o nome de costelas falsas. A décima primeira e a décima segunda, por se encontrarem livres em toda a sua extensão chamam-se de flutuantes.
DESCRIÇÃO
Em cada costela podemos distinguir duas partes, a óssea e a cartilaginosa ou cartilagem costal.
A porção óssea apresenta um corpo, uma extremidade anterior e outra posterior, tem uma configuração curvilínea irregular, cujas concavidades se dirigem para o interior do tórax.
ESTERNO
É um osso plano, formado por duas tábuas de tecido compacto entre as quais se encontra tecido esponjoso. Articula-se com as clavículas e com as sete primeiras costelas.
A sua forma é semelhante a um espada, sua porção superior ou manúbrio é mais larga, apresenta uma depressão central, a fúrcula esternal, e duas facetas articulares de ambos os lados para as clavículas. A sua porção central ou corpo apresenta uma serie de chanfraduras de alto e baixo para as costelas, a sua extremidade inferior ou ponta é constituída pelo processo xifoide.
OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR
O membro superior torácico é formado por quatro segmentos, desde a raiz do membro ate sua extremidade livre, o ombro, o braço, o antebraço e a mão.
OSSO DO OMBRO
O ombro ou cintura escapular é considerado parte do membro superior, ainda que propriamente se encontre na zona superior do tórax, é constituído por dois ossos, a clavícula, na frente, e a escápula, atrás.
CLAVÍCULA
É um osso longo e par, situado transversalmente entre o manúbrio do esterno e a escápula, com os quais se articula.
Apresenta a configuração de S, com duas curvaturas, uma interna de concavidade superior e outra externa de concavidade anterior, como todos os ossos longos, apresenta um canal medular, que só ocupa o terço médio, sendo o resto do osso constituído por tecido esponjoso.
ESCAPULA
É um osso par, plano e muito fino, apresenta uma forma triangular, na sua face posterior, salienta-se uma eminência aplanada, a espinha da escápula, que por fora termina num processo volumoso ou acrômio. No seu ângulo anterior, truncado, apresenta uma cavidade articular de forma oval, a cavidade glenoidal, que aloja a cabeça do úmero, por cima da referida cavidade, encontra-se o processo coracóide, todas estas eminências são o local de inserção de importantes elementos musculares e ligamentos, quanto à estrutura interna e quase exclusivamente  cosntituida por tecido compacto.
PELVE ÓSSEA E OSSOS DO MEMBRO INFERIOR
O membro inferior ou pélvico divide-se em quatro segmentos que, de cima para baixo chamam-se: cíngulo do membro inferior, coxa ou região femural, perna e pé.
PELVE ÓSSEA
É formada pelos dois ossos ilíacos.  O sacro  e o cóccix. Representa a união entre o tronco e a extremidade inferior, no seu conjunto tem a forma de um tronco de cone de base superior.
OSSO DO QUADRIL
No adulto, é constituído por três peças ósseas isoladas entre si, o ílio,  em cima, o púbis, adiante, e o esquio, embaixo. Pela sua face externa delimitam uma grande cavidade, a cavidade do acetábulo destinada a articular se com a cabeça do fêmur, por cima encontra-se uma ampla superfície, a fossa ilíaca externa, por baixo da cavidade cotilóidea se abre o buraco obturador, delimitado pelos ramos do ísquio e púbis unidos entre si. O bordo superior do osso ilíaco, que tem a forma de um S chamam-se de crista ilíaca,  e as eminencias bordo anterior, espinhas ilíacas.
DIFERENÇAS  DE PELVE ÓSSEA ENTRE MULHRES E HOMENS
A bacia do homem é mais espessa e mais alta que a da mulher, com as eminencias ósseas mais pronunciadas. A bacia feminina é mais larga e esta mais inclinada, por que no momento do parto o feto passa através dela.
OSSOS DA COXA
FÊMUR
É um osso longo, o mais comprido do corpo humano, articula-se ao nível do quadril com o osso ilíaco e ao nível do joelho com a patela, a tíbia e a fíbula. A sua epífise superior apresenta a cabeça do fêmur, de forma esférica, o colo, que é um estrangulamento que une a cabeça com o resto do osso, e duas eminências, os trocanteres.
OSSOS DA PERNA
PATELA
Pertence mais ao joelho que a perna propriamente dita, é um osso curto, aplanado de frete para trás, esta inserida no tendão do músculo quadríceps da coxa, que une referido musculo a epífise superior da tíbia.
TÍBIA
É um osso longo, situado na parte interna e anterior da perna, articula-se em cima com o fêmur, embaixo com o tálus e lateralmente com a fíbula. Sua epífise superior apresenta dois côndilos, destinados  aos côndilos  do fêmur, e uma eminencia entre elas, a eminência intercondilar. A diáfise, de tecido compacto, apresenta um bordo cortante dominado tuberosidade da tíbia.
FIBULA
Também é um osso longo, situado na parte posterior e externa da perna, é mais fino que a tíbia, a sai extremidade superior ou cabeça, apresenta uma faceta côncava destinada à tíbia, na sua face interna, e por fora o tubérculo do músculo fibular longo, a sua diáfise une-se com a diáfise da tíbia através da membrana Inter óssea.

OSTEOROPOROSE se caracteriza pela perda progressiva de cálcio do osso, onde o osso fica menos denso, o que aumenta a chance de ocorrerem fraturas.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

BIOLOGIA - CONTEÚDO PARA A AVALIAÇÃO 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


CONTEÚDO PARA A AVALIAÇÃO 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER

     Número médio de anos que um indivíduo viverá a partir do nascimento, considerando o nível e estrutura de mortalidade por idade observados naquela população.
Sendo assim O que significa dizer que determinada população vive-se 70 anos?
     Quer dizer que determinada população vive-se mais e outros menos de 70 anos, juntando o montante viveram em média 70 anos. Para se obter esse tipo de calculo é simples, é apenas  somar  todas as medidas dividindo pelo numero de medidas.
Para o cálculo da esperança de vida ao nascer leva-se em consideração não apenas os riscos  de morte na primeira idade – mortalidade infantil -, mas para o  histórico de mortalidade de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
     Sendo uma síntese da mortalidade ao longo de todo o ciclo de vida dos indivíduos,  a esperança de vida é o indicador empregado para mensurar as dimensões humanas no índice de desenvolvimento, qual seja, direito a uma vida longa e saudável. Isso porque, em cada um dos grupos etários os indivíduos estão sujeitos a diferentes riscos  de mortalidade, estabelecendo distintas causas principais de mortalidade.
     A taxa de mortalidade infantil, além de sua aplicação estritamente demográfica, tem sido amplamente empregada como indicador social representativo das condições gerais de vida ou saúde num dado espaço geográfico ou numa dada sociedade.

TAXA DE MORTALIDADE

     Tradicionalmente a taxa de mortalidade infantil é empregada como  um indicador social representativo da realidade das condições de vida ou saúde presentes em  uma região. A associação existente entre fatores sócio-econômicos das
condições de vida e fatores relacionados à atenção dos serviços básicos de saúde com o nível da mortalidade infantil torna tal medida um importante indicador da situação de saúde  de grupos populacionais
     Melhorar a qualidade de vida humana! Esse  é o principal objetivo do desenvolvimento, tornando possível os seres humanos obter autoconfiança, dignidade, satisfação, o crescimento econômico  é um importante componente do desenvolvimento, porem não deve ser um objetivo isolado, o desenvolvimento só é verdadeiro quando melhora a nossa vida em todos os aspectos.

QUALIDADE DE VIDA
     Os indicadores de desenvolvimento mostram que muito países de menor renda tiveram melhorias em alguns indicadores, mas as necessidades básicas de alimentação, moradia e saúde ainda não são satisfatórias
Embora a produção mundial de alimentos tenha crescido, o aumento esta concentrado onde há excesso, enquanto a fome   espalha sofrimento e morte em países onde há carência.
     O analfabetismo e o desemprego escravizam o pobre à miséria,a qualidade de vida depende de oportunidade e capacidade de se ter um lugar na comunidade.
Os países mais pobres e mais endividados são os que tem maior dificuldade para o desenvolvimento humano e são os que mais necessitam dele.
     Muitos países não podem investir em programas sociais ou ambientais nos níveis necessários, por que muitas são as causas de falta de recursos financeiros.
     Todos os governos devem rever suas prioridades orçamentais e muitos deveriam redistribuir riquezas que possuem pata financiar o desenvolvimento humano e os cuidados para com meio ambiente.
Os países de maior renda terão como meta especialmente o desenvolvimento humano, o principal desafio é entender qualidade de vida para todos, para isso é necessário redução do consumo de energia e de recursos, também deveram diminuir a emissão de gases poluentes do efeito estufa e outros.
     O primeiro passo é assegurar aos governantes que a segurança de suas fronteiras e a ordem interna podem ser mantidas com menor investimento e que sua própria economia se beneficiara com esta mudança.
Ações prioritárias;
Redirecionar as prioridades do desenvolvimento é uma estratégia para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma a proporciona-las a uma vida longa e saudável:
Ø Acesso aos recursos necessários para um padrão de vida digno em bases sustentáveis.
Ø Vida longa e saudável com nutrição de qualidade.
Ø Educação que permita cada pessoa explorar seu potencial intelectual e se torne capaz de contribuir para a sociedade.
Ø Oportunidade de emprego que sejam compensadores.

A maioria da qualidade de vida depende também do aumento e manutenção de produtividade, qualidade do ambiente e da estabilização da população humana e de seus recursos.
LIVRO

Substâncias biodegradáveis são compostos orgânicos que se degradam por meio de processos naturais sem causar prejuízo ao meio como resto de alimento e papel.
Com a destruição natural da camada de ozônio se intensifica com a liberação de determinados gases na atmosfera, provocada por atividades humanas, entre os gases estão os principais agentes causadores como, cloroflurocarbonetos e os hidroclorofluorcarbonetos, assim irá permitir que, os raios atinjam a superfície e provoquem danos aos seres vivos, como mutações genicas, câncer de pela e doenças oculares. Então cabe a nós a redução da produção e o consumo desses gases.
      A extinção de algumas espécies é um fenômeno natural, entretanto, alguma atividades humanas aumentam o numero de extinções, dentre elas estão, a poluição, o desmatamento, a caça e a pesca, dentre outros,
   Algumas atividades humanas podem afetar o solo, como deposição inadequada de lodos orgânicos industriais ou ate mesmo de esgoto, manejo inadequado de aterros, dentre outros.