quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DNA - CONTEÚDO PARA A AVALIAÇÃO 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


CONTEÚDO PARA A AVALIAÇÃO 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

DNA
     As moléculas responsáveis pela herança genética são chamadas de ACIDOS NUCLEICOS, ou seja, a transmissão das características de geração para geração, essa moléculas determinam as proteínas que as células vão produzir e por isso tem um papel central na regulação da vários processos metabólicos nos organismos, os cromossomos, que são as estruturas eu contem os genes, são compostos principalmente de ácidos nucleicos. O termo acido nucleico deriva do caracter acido das moléculas e  por terem sido isoladas, primeiramente, a partir de material do núcleo celular
O DNA, ou genética,é a ciência iniciada pelo monge George Mendel que estabeleceu o conceito de fator hereditário, responsável pela transmissão dos caracteres de uma geração a outra.
     A primeira evidencia de que o DNA seria o material hereditário foi obtida em 1928 por Frederick Griffith, um médico militar britânico especializado em microbiologia, aonde ele buscava uma vacina contra a pneumonia causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae uma doença comum da época.
     Griffith então trabalhou com duas linhagens (bactérias) uma parte envolvidas em cápsulas (virulenta) e
 outra não (não virulenta).
Ele ferveu e matou uma certa quantidade de bactérias virulentas e injetou-as em ratos, esses animais sobreviveram, demonstrando que bactérias mortas são causavam a doença.
     Porém os ratos que receberam um mistura de bactérias não virulentas mortas pelo calor e bactérias vivas não virulentas morreram.
     As bactérias vivas recuperadas a partir dos ratos mortos formaram novas colônias virulentas após as injeções, de alguma forma os restos das bactérias virulentas mortas converteram as bactérias não virulentas  vivas em virulentas.
Griffith chamou esse processo de PRINCIPIO DE TRANSFORMAÇÃO.
Com base nos estudos de Griffith e a comprovação da transformação era causado pelo DNA, muitos cientistas ficaram interessados, então  em 1953 o americano James Watson e o inglês Francis Crick elaboraram um modelo tridimensional que demostrava a estrutura química e as propriedades físicas da molécula de DNA, e ele sugeriram que o DNA seria uma molécula capaz de duplicar-se, produzir replicas de si mesmas, isso explicava as divisão da célula e do seu material genético, aonde mantinha um DNA das células-filhas idêntico ao da célula-mãe
Constituição:
     O DNA é constituído pela união e centenas ou milhares de moléculas mais simples, chamadas de NUCLEOTIDEOS.
     Cada nucleotídeo é composto de três elementos seguindo sua ordem, FOSFATO, PENTOSE (DESOXIRRIBOSE) E BASE NOTROGENADA.
     As bases nitrogenadas podem se dividir em dois grupos; PURINAS E PIRIMIDINAS.
     No grupo das PURINAS estão a adenina (A) e a  guanina, e no grupo das
PIRIMIDINAS estão as citosina(C), timina (T) e a uracila (U).
     Os nucleotídeos são unidos por ligações chamadas FOSFODIÉSTER, aonde a sequência de nucleotídeos corresponde a estrutura primaria da molécula de DNA, e a estrutura secundaria corresponde ao enrolamento das fitas em uma disposição helicoidal, chamada alfa-hélice.
As bases nitrogenadas das fitas formam pares de maneira especifica, aonde se há uma fita de adenina em determinada posição, na outra fita há uma timina.


Observação, ligação especifica;
TIMINA = ADENINA
GUANINA = CITOSINA

     O DNA e capaz de duplicar-se, ou seja fazer copias de si mesmo, a duas hélices funcionam como guias para a produção das novas cadeias.
Portanto, a partir de uma dupla hélice forma-se duas novas dupla hélices, cada uma delas composta de uma parte antiga e outra recém formada, esse processo é chamado de REPLICAÇÃO SEMICONSERVATIVA.
É exatamente a complementaridade das bases nitrogenadas que faz com as duas moléculas formadas sejam idênticas entre si e a molécula original.

MUTAÇÃO GÊNICA
     Mutação é qualquer modificação que afeta a constituição genética de um individuo, grande parte das mutações ocorrem de forma espontânea na natureza, a partir de erros casuais nos emparelhamentos das bases ao longo do processo, mas embora a quantidade  de erros sejam grandes, a minoria deles permanecem e grande parte são “consertadas” pelo mecanismo de reparo.
Esse mecanismo de reparo, ocorre traves da enzima chamada POLIMERASE,  agindo na colocação de um novo nucleotídeo em seu lugar, ele compara-o ao molde e se houver algum erro no emparelhamento, o pedaço é retirado  e o processo é refeito,
Além das mutações espontâneas, alguns agentes físicos  como, radiação, alguns fármacos e químicos também podem provocar modificações no DNA, essa mutações recebem o nome de INDUZIDAS, e as causas que as desencadeiam são denominadas  AGENTES MUTAGÊNICOS.
As mutações que afetam a sequência de nucleotídeo do DNA, são chamados de  MUTAÇÕES GÊNICAS.
Existem três tipos reparo no nucleotídeo, são:
     SUBSTITUICÃO, ocorre troca de alguns nucleotídeo.
     DELEÇÃO: ocorre a eliminação de certas sequencias.
     INSERÇÃO, ocorre a adição de outras sequências.
Conforme nos vimos, para um gene apresentar uma mutação e muito pequena, porem quando um genótipo de um individuo se modifica, ocorre três situações, que podem observadas.
     1° A MUTAÇÃO NEUTRA pode não alterar a sequencia de nucleotídeos, modo que não haja modificações expressivas nas proteínas, o que não afeta as chances de sobrevivência desse organismo no ambiente em que esta inserto.
     2° As mutações podem BENÉFICAS, aumentando as chances de sobrevivência do organismo que apresenta em relação aos outros membro da população da qual faz parte.
     3° MUTAÇÃO DESFAVORAVEL, aonde pode ocorrer a dificuldade de sobreviver em determinado ambiente.
Finalizando, uma vez que um organismo possui um grande numero de genes, é impossível que dois indivíduos tenham exatamente a mesma constituição genética, sendo assim todos os membros de uma espécie são diferentes entre si.


LEIA ESTE QUADRO TAMBÉM, PRINCIPALMENTE O TIPO DE AÇUCAR.


17 comentários:

  1. Thaise Santos Campos N°29 2°C

    ResponderExcluir
  2. bruna da cruz vidoi n03 2A

    ResponderExcluir
  3. Danyele de Oliveira Tomaz Nº08 - 2º D

    ResponderExcluir
  4. Yasmin Francielle Nº34 ... 2ºD

    ResponderExcluir