quinta-feira, 10 de outubro de 2013

TEORIAS EVOLUTIVAS - CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO 3° SERIE E.M. 4° BIMESTRE TEORIAS EVOLUTIVAS


CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO 4° BIMESTRE TEORIAS EVOLUTIVAS
     Desde antiguidade clássica prevalecia a crença, herdada dos filósofos gregos, de que todas as criaturas e todos os fenômenos da natureza eram copias de essências imutáveis e delimitadas.
     De acordo com essa visão, chamada de FIXISMO, todas as espécies teriam sido criadas uma única vez, por obra divina, permanecendo com as mesmas características para sempre.
Na idade media, o fixismo foi fortemente incorporado ao cristianismo, assim, esses seres estariam organizados em uma hierarquia chamada GRANDE ESCADA DOS SERES.
     Cada degrau da escada seria ocupado por um ser, os primeiros degraus eram reservados aos seres inanimados, seguidos pelas plantas, pelos animais, passando pelos humanos ate chegar aos anjos e outros seres celestiais, que ocupavam os degraus mais altos da escada. Nesse modelo, os seres humanos estariam mais próximos de Deus aonde ocuparia o ultimo degrau, considerado o ideal de perfeição.
     Outra ideia presente na cultura ocidental, que influenciou fortemente os naturalistas, foi a TELEOLOGIA, também conhecida por finalismo, de acordo com essa concepção, todos os processos da natureza teriam um proposito e um fim determinado.
     As ideias relacionadas ao fixismo começaram a ser questionadas no inicio do século XVIII, a visão de que a Terra era o centro do Universo foi desafiada, o geólogos já sabiam que diversas camadas sobrepostas de rochas que formam a crosta terrestre haviam sido depositadas em diferentes períodos, a partir dai, a hipótese de que a Terra poderia ter muito mais tempo de existência do que diziam as antigas escrituras ganhou força.
     No final do século XVIII, alguns pensadores propuseram criações especiais sucessivas e a origem de novas espécies por meios naturais, em 1766, GEORGE LOIUS LECLERC, escreveu um tratado de 44 volumes sobre a historia natural, no qual propôs que diferentes espécies teriam surgido a partir de ancestrais comuns e que o ambiente, um fator importante para variação hereditária, agiria diretamente sobre os organismos.
IDEIAS DE LAMARCK
     Ele foi o primeiro cientista a desenvolver uma teoria coerente sobre a evolução do mundo orgânico, sua teoria não foi aceita na época, por que contrariava as ideias fixistas, o principal fundamento de Lamarck era a ideia de que a evolução ascendente ou seja, de que os organismos menos perfeitos gradualmente se transformavam rumo a uma suposta perfeição.
     Lamark acreditava que as mudanças no ambiente alteravam as necessidades de sobrevivência do organismo, levando-o a mudar seu comportamento,  essas mudanças  no comportamento, por sua vez, ocasionariam maior ou menor uso de certas partes ou de certos órgãos do corpo.
     Assim, o uso frequente de uma estrutura do corpo poderia, com o passar das gerações, aumentar sua capacidade e tamanho , o desuso, ao contrario, poderia causar uma diminuição de sua capacidade de tamanho, ou mesmo provocar o desaparecimento daquela estrutura ou órgão. Esse principio ficou conhecido como a lei do USO E DESUSO.
Seu segundo principio, conhecido como:
TRANSMISSÃO DOS CARACTERES ADQUIRIDOS, propunha que as novas características adquiridas ou aptidões desenvolvidas mediantes  o uso de partes ou órgãos eram passadas de geração a geração, ou seja, eram HERDADAS pelos descendentes.
IDEIAS DE DARWIN
     De acordo com a teoria DARWINISTA, todos os seres vivos, incluindo a espécie humana, descendem de ancestrais comuns e teriam evoluído por SELEÇÃO NATURAL, segundo esse principio, os organismos mais adaptados teriam maiores possibilidades de sobreviver e de reproduzir-se, a prole desses organismo herdaria essas características vantajosas, esse processo se repetiria ao longo das gerações, podendo levar a melhor adaptação ou formação de novas espécies.

TEORIAS DO ANCESTRAL COMUM
Darwin ainda acreditava que as espécies eram imutáveis , entretanto durante a  sua longa viagem a bordo  no navio Beagle, onde havia sido convidado a navegar ao lado do capitão Robert FitzRoy, que visitou muitos locais entre outros, Cabo Verde, Brasil, região costeira da Patagônia, Darwin ainda acreditava que as espécies eram imutáveis.
Sua visita as ilhas de galápagos proporcionou evidencias mais importantes contra sua crenças no fixismo, Darwin escreveu em seu diário que as pequenas diferenças observadas entre os pássaros que habitavam as ilhas daquele arquipélago o levaram a suspeitar que seriam variedades de uma mesma espécie.
Logo que retorno a Inglaterra, em 1836, Darwin  enviou sua coleção de aves para o ornitólogo John Gould, que o examinar os pássaros de genro Mimus, recolhidos de três diferentes ilhas do arquipélago de Galápagos, insistiu que se tratava, na verdade, de três espécies diferentes, e não de três variedades, como Darwin pensava, assim, se as três tivessem se originado de um ancestral único, o mesmo deveria valer para os demais seres vivos.
Esse fato foi muito importante para que Darwin consolidasse a ideia da evolução gradual de novas espécies a partir de um ANCESTRAL COMUM. Faltava explicar como as espécies evoluíram, ou seja, qual era o mecanismo que fazia surgir novas raças e novas espécies.

EXTRAS
Nas pesquisas sobre a historia dos seres vivos na Terra, os fosseis são de grande importância, por que? Nos dão informações sobre os seres que viveram no passado e permitem a comparação com os seres que vivem hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário