terça-feira, 11 de setembro de 2012

BIOLOGIA - CONTEÚDO PARA A AVALIAÇÃO 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


CONTEÚDO PARA A AVALIAÇÃO 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER

     Número médio de anos que um indivíduo viverá a partir do nascimento, considerando o nível e estrutura de mortalidade por idade observados naquela população.
Sendo assim O que significa dizer que determinada população vive-se 70 anos?
     Quer dizer que determinada população vive-se mais e outros menos de 70 anos, juntando o montante viveram em média 70 anos. Para se obter esse tipo de calculo é simples, é apenas  somar  todas as medidas dividindo pelo numero de medidas.
Para o cálculo da esperança de vida ao nascer leva-se em consideração não apenas os riscos  de morte na primeira idade – mortalidade infantil -, mas para o  histórico de mortalidade de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
     Sendo uma síntese da mortalidade ao longo de todo o ciclo de vida dos indivíduos,  a esperança de vida é o indicador empregado para mensurar as dimensões humanas no índice de desenvolvimento, qual seja, direito a uma vida longa e saudável. Isso porque, em cada um dos grupos etários os indivíduos estão sujeitos a diferentes riscos  de mortalidade, estabelecendo distintas causas principais de mortalidade.
     A taxa de mortalidade infantil, além de sua aplicação estritamente demográfica, tem sido amplamente empregada como indicador social representativo das condições gerais de vida ou saúde num dado espaço geográfico ou numa dada sociedade.

TAXA DE MORTALIDADE

     Tradicionalmente a taxa de mortalidade infantil é empregada como  um indicador social representativo da realidade das condições de vida ou saúde presentes em  uma região. A associação existente entre fatores sócio-econômicos das
condições de vida e fatores relacionados à atenção dos serviços básicos de saúde com o nível da mortalidade infantil torna tal medida um importante indicador da situação de saúde  de grupos populacionais
     Melhorar a qualidade de vida humana! Esse  é o principal objetivo do desenvolvimento, tornando possível os seres humanos obter autoconfiança, dignidade, satisfação, o crescimento econômico  é um importante componente do desenvolvimento, porem não deve ser um objetivo isolado, o desenvolvimento só é verdadeiro quando melhora a nossa vida em todos os aspectos.

QUALIDADE DE VIDA
     Os indicadores de desenvolvimento mostram que muito países de menor renda tiveram melhorias em alguns indicadores, mas as necessidades básicas de alimentação, moradia e saúde ainda não são satisfatórias
Embora a produção mundial de alimentos tenha crescido, o aumento esta concentrado onde há excesso, enquanto a fome   espalha sofrimento e morte em países onde há carência.
     O analfabetismo e o desemprego escravizam o pobre à miséria,a qualidade de vida depende de oportunidade e capacidade de se ter um lugar na comunidade.
Os países mais pobres e mais endividados são os que tem maior dificuldade para o desenvolvimento humano e são os que mais necessitam dele.
     Muitos países não podem investir em programas sociais ou ambientais nos níveis necessários, por que muitas são as causas de falta de recursos financeiros.
     Todos os governos devem rever suas prioridades orçamentais e muitos deveriam redistribuir riquezas que possuem pata financiar o desenvolvimento humano e os cuidados para com meio ambiente.
Os países de maior renda terão como meta especialmente o desenvolvimento humano, o principal desafio é entender qualidade de vida para todos, para isso é necessário redução do consumo de energia e de recursos, também deveram diminuir a emissão de gases poluentes do efeito estufa e outros.
     O primeiro passo é assegurar aos governantes que a segurança de suas fronteiras e a ordem interna podem ser mantidas com menor investimento e que sua própria economia se beneficiara com esta mudança.
Ações prioritárias;
Redirecionar as prioridades do desenvolvimento é uma estratégia para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma a proporciona-las a uma vida longa e saudável:
Ø Acesso aos recursos necessários para um padrão de vida digno em bases sustentáveis.
Ø Vida longa e saudável com nutrição de qualidade.
Ø Educação que permita cada pessoa explorar seu potencial intelectual e se torne capaz de contribuir para a sociedade.
Ø Oportunidade de emprego que sejam compensadores.

A maioria da qualidade de vida depende também do aumento e manutenção de produtividade, qualidade do ambiente e da estabilização da população humana e de seus recursos.
LIVRO

Substâncias biodegradáveis são compostos orgânicos que se degradam por meio de processos naturais sem causar prejuízo ao meio como resto de alimento e papel.
Com a destruição natural da camada de ozônio se intensifica com a liberação de determinados gases na atmosfera, provocada por atividades humanas, entre os gases estão os principais agentes causadores como, cloroflurocarbonetos e os hidroclorofluorcarbonetos, assim irá permitir que, os raios atinjam a superfície e provoquem danos aos seres vivos, como mutações genicas, câncer de pela e doenças oculares. Então cabe a nós a redução da produção e o consumo desses gases.
      A extinção de algumas espécies é um fenômeno natural, entretanto, alguma atividades humanas aumentam o numero de extinções, dentre elas estão, a poluição, o desmatamento, a caça e a pesca, dentre outros,
   Algumas atividades humanas podem afetar o solo, como deposição inadequada de lodos orgânicos industriais ou ate mesmo de esgoto, manejo inadequado de aterros, dentre outros.


11 comentários:

  1. E aee Fredãão! maravilha de blog heem! kkkkk
    Ana Paula Novais 03 1°B

    ResponderExcluir
  2. Francielle de Almeida Feitosa 13 1ºB

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Dalla Costa Feitosa 17 1A

    ResponderExcluir
  4. eeeee é o problema mesmo. . . . kkkk'
    Ariane Maria dos Santos Duarte n°4 1°B

    ResponderExcluir
  5. E aee Fredy õ/ '
    Maria Carolina da Silva Souza nº27 Série: 1ºC

    ResponderExcluir
  6. aae fredy pera ai que tem uma lista aki

    Otávio Bonacina bernado 1°C n°31

    Letícia Sakuray dos Reis 1°C n°22

    Jonas Eduardo Ernandes Pinarelli Santana 1°C n°15

    Ana Rafaela Netto Bernardes 1°C n°02

    Thayanne Souza de Lima 1°C n°36

    ResponderExcluir
  7. Thais Marques n° 34
    Jéssica Ramalho nº 12
    1ºC

    ResponderExcluir
  8. Ae Frederich ! kkkkk '
    Amanda Ferrato nº2 , 2ºC '

    ResponderExcluir