domingo, 14 de setembro de 2014

REINO PLANTAE - 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO

CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO 3°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
REINO PLANTAE

Há cerca de 280 mil espécies de plantas catalogadas, e é possível dividi-las em quatro grandes grupos; pteridófitas, briófitas, gimnospermas e angiospermas.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
A característica que distingue plantas de algas é que todos os membros do reino Plantae possuem embriões multicelulares e nutricionalmente dependentes das plantas que se originam.
Existem representantes desse reino em praticamente todos os ambientes de nosso planeta, tanto terrestre quanto aquáticos, incluindo algumas espécies marinhas e de água salobra. Entre as plantas que se desenvolveram em ambientes terrestres, algumas árvores como a sequóia e o eucalipto australiano são os maiores seres em altura e biomassa da Terra.
A variação de formas, cores e estruturas vegetativas e reprodutivas é imensa. Quanto ao tamanho,a diferença entre as plantas é muito grande: eucalipto australianos podem atingir mis de 100 metros de altura, enquanto certas espécies de plantas aquáticas são minúsculas e atingem apenas 1mm de comprimento.
Todas as plantas possuem como reserva energética nutritiva o amido e a celulose como o principal componente da parede celular.
Embora, nem todas as plantas possuem flores, sementes e frutos, essas estruturas constituem importantes estratégias reprodutivas originadas em grupos mais recentes como as gimnospermas e angiospermas.As plantas podem reproduzir-se de forma assexuada ou sexuada.

Os sistemas de classificação e os grandes grupos de plantas
A classificação das plantas baseia-se em diversos parâmetros, como anatomia, embriologia, ecologia e, mais recentemente, genética molecular e bioquímica, e ao longo do tempo, diversos sistemas de classificação foram propostos, em muitos desses sistemas, as algas multicelulares eram incluídas no mesmo reino que as plantas, embora hoje consenso colocá-la no reino Protoctista, juntamente com as algas unicelulares e os protozoários.
Atualmente, as plantas estão divididas em quatro grandes grupos.
Ø  BRIÓFITAS que incluem os musgos e as hepáticas.
Ø  PTERIDÓFITAS que incluem as samambaias.
Ø  GIMNOSPERMAS que incluem os pinheiros.
Ø  ANGIOSPERMAS que incluem as plantas com frutos.

BRIÓFITAS
 São plantas de tamanho reduzido, frequentemente encontradas em ambientes úmidos, como interior das matas e áreas próximas a rios, são organismos muito simples, desprovidos de um sistema condutor de seiva, são encontrados sobre folhas, troncos e outras espécies de plantas, são denominadas epífitas.
As briófitas formam um grupo aproximado de 25 mil espécies, são importantes por que mantém a superfície do solo úmido pelo acumulo de água das chuvas em seus vacúolos e pela retenção da umidade.
Ciclo de vida das briófitas.
Dependem da água para se reproduzir.

PTERIDÓFITAS
Dependem da água para a reprodução, apresenta característica evolutivas novas, como o desenvolvimento de um sistema vascular, pois permitiu as plantas atingir tamanhos maiores.
As folhas jovens enroladas que contem a semelhança de posição dos fetos humanos, recebem o nome de báculos.
 A água e os sais minerais que são absorvidos do ambiente pelas pteridófitas fluem pelo interior do corpo da planta em direção as folhas através de um sistema de células especializadas que formam uma rede de pequenos tubos, denominado xilema.
As pteridófitas são comercializadas em virtude da beleza de suas folhagens, compondo arranjos e vasos vendidos em floriculturas e casas do gênero. A samambaia Pteris vittata tem a capacidade de retirar arsênico, uma substância tóxica para os seres humanos e outros animais do ambiente.

GIMNOSPERMAS
As gimnospermas provavelmente foram as principais plantas com sementes que apareceram, representam um importante passo evolutivo das plantas pois sua reprodução não depende mais diretamente da água para ocorrer, além disso, o embrião desenvolve-se dentro de uma estrutura protetora, a semente.
Essas plantas apresentam arvores de médio e grande porte, porém não produzem frutos.
Muitas gimnospermas tem aplicação industrial. Papéis, gomas e colas, remédios e vários produtos anticépticos, como desinfetantes e bactericidas. As gimnospermas também tem uma importância para a reconstituição do passado da Terra. Uma substancia viscosa produzida por diversas gimnospermas, a resina, solidifica-se em contato com a atmosfera, formando o âmbar.

ANGIOSPERMAS
Estima-se que existem cerca de 250 mil espécies, e com freqüência os botânicos anunciam descobertas de novas espécies. Podem ser encontradas na maioria dos ambientes de nosso planeta, incluindo ambientes aquáticos, sejam de água doce, salgada ou salobra, podem ser arvores imensas, com varias dezenas de metros de altura e vários metros de diâmetro. Evolutivamente, as angiospermas apresentam duas estruturas muito importantes que permitiram sua adaptação e diversificação, a flor e o fruto.
As flores podem ser grandes ou pequenas, brancas ou multicoloridas, podem possuir aromas perfumados, ou então odores fétidos que atraem moscas e besouros. Sua polinização e realizada através do insetos e aves e em algumas angiospermas, como as gramíneas, são polinizadas pelo vento.

As angiospermas estão nos pratos do mundo inteiro, na pecuária depende diariamente das angiospermas para existir, pois  gado alimenta-se sobretudo de plantas, como as gramíneas e na industria farmacêutica fabrica medicamentos variados tendo como matéria prima diversas angiospermas, cosméticos e perfumes são produzidos aproveitando as propriedades medicinais e aromáticas dessas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário