domingo, 14 de setembro de 2014

SISTEMA GENITAL FEMININO E MASCULINO - 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO

CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO 1°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
SISTEMA GENITAL FEMININO E MASCULINO

Nos seres humanos, o processo reprodutivo é mais do que um fenômeno biológico para a geração de descendentes. A sexualidade manifestada nesse processo representa, também, necessidades afetivas e psicológicas. Envolvendo fatores culturais, ambientais, religiosos, etc.. O contato intimo entre os seres humanos é ao mesmo tempo instintivo e social. Durante muito tempo falar sobre a reprodução humana e sobre a sexualidade era considerado um tabu. Entretanto, hoje sabemos que a informação é o melhor caminho para desfrutar uma vida sexual saudável.
Embora a idade possa variar bastante de pessoa para pessoa, a chamada puberdade , que ocorre geralmente entre 9 e 13 anos de idade, marca o inicio da fase reprodutiva. Nessa fase, o ser humano apresenta profundas modificações em seus órgãos sexuais decorrentes de alterações hormonais. Os meninos começam produzir sêmen, um líquido com espermatozoides, e as meninas iniciam seus ciclos menstruais.

SISTEMA GENITAL FEMININO
A exceção do pudendo feminino, todas as estruturas genitais femininas estão localizadas na cavidade abdominal. Esse sistema, formado pelo pudendo feminino, vagina, útero, tubas uterinas e ovários, é perfeitamente adaptado para desenvolver o embrião e tornar possível nascimento do bebê por meio do parto.

GÔNADAS
 As gônadas femininas são os ovários, que também exercem a função de glândulas reprodutoras . Há dois ovários que ficam abrigados cada um em um pavilhão tubário. Os ovários produzem os óvulos, liberados durante o período fértil da mulher.
Produzem também os hormônios sexuais femininos, como os estrogênios, responsáveis pelos caracteres sexuais secundários da mulher (desenvolvimento dos seios, timbre da voz, o aumento do quadril, etc.) e a progesterona, responsável pela preparação do corpo para uma eventual gravidez.

DUCTOS GENITAIS
Ductos genitais são canais por onde transitam os gametas, sejam os óvulos do ovário para o útero, sejam os espermatozoides ao longo do canal vaginal. São formados pelas tubas uterinas e pela vagina.

TUBAS UTERINAS
Tubas uterinas são dois canais laterais que ligam os ovários ao útero, a bolsa onde cresce o embrião. Internamente, são revestidas por células ciliadas, cuja função é empurrar o ovulo em direção ao útero. Normalmente, é nas tubas uterinas que ocorre a fecundação do óvulo, durante seu movimento rumo ao útero. Cada tuba uterina inicia-se em uma estrutura aberta, com a forma de uma luva, denominada pavilhão tubário, onde esta acomodado um ovário.

ÚTERO
O útero considerado o maior órgão genital feminino, abriga o embrião durante seu desenvolvimento. O útero também permite a passagem de gametas, tanto de espermatozoides em direção as tubas uterinas como dos óvulos não fecundado. Inserido na cavidade abdominal, acima e atrás da bexiga e em contato direto com a vagina, o útero é oco e tem a forma de pêra invertida. Suas paredes possuem diversas camadas, destacando-se a mais interna, o endométrio, onde o embrião geralmente se fixa após a fecundação. Durante a gravidez, o útero se expande muitas vazes alem do seu tamanho inicial devido ao crescimento do futuro bebê. Em situações de gravidez múltipla, o útero pode abrigar dois ou mais bebês.

VAGINA
A vagina é um tubo muscular que conecta o útero ao pudendo feminino. Internamente a vagina há duas glândulas, denominadas glândulas vestibulares maiores, que secretam uma substancia para lubrificar a vagina durante o ato sexual, e facilitar a penetração do pênis. É a vagina que os espermatozóides são depositados durante o ato sexual e também é por ela que o fluxo menstrual passa antes de deixar o corpo. Pelo seu caráter muscular, a vagina tem grande elasticidade, á através dela que o bebê nasce durante o parto natural.

ÓRGÃOS GENITAIS
Durante a puberdade, os pelos pubianos geralmente aparecem na região denominada pudendo feminino, formada por diversas estruturas. Entre elas, um par de pregas de pele e tecido gorduroso, os grandes lábios, recobre um segundo par de pregas mais finas e com menos gordura, os pequenos lábios. Estes encobrem o clitóris, um órgão importante para gerar excitação sexual, a abertura da uretra, que faz parte do sistema urinário da mulher, e a abertura da vagina. Entre o ânus e a parte inferior dos grandes lábios há uma região denominada períneo.

SISTEMA GENITAL MASCULINO
Enquanto, na mulher, praticamente todos os órgãos sexuais são internos, no homem, quase todas as estruturas são do sistema genital situam-se no exterior co corpo. Fazem parte desse sistema, pênis com uretra, testículos, saco escrotal, trato seminal e glândulas acessórias.

GÔNADAS
Os testículos,  que constituem as gônadas masculinas, contém em seu interior tubos muito finos e enovelados, denominados túbulos seminíferos, no interior dos quais ocorre a formação dos espermatozoides. Estes são conduzidos ate o epidídimo, outro conjunto de tubos, onde permanecem armazenados ate completarem o processo de maturação.
Tanto os testículos com o epidídimo localizam-se no chamado saco escrotal, uma bolsa que se projeta para fora do abdome e mantém sua temperatura entre 34,5 e 35°C, ligeiramente abaixo da corporal, necessária para prolongar a vida dos espermatozoides.
Os testículos também produzem e liberam o hormônio sexual masculino testosterona.
A partir da puberdade, a pele do saco escrotal fica ligeiramente mais escura e coberta por pelos pubianos.

DUCTOS GENITAIS E GLÂNDULAS ACESSÓRIAS
Essas estruturas, compostas de tubos, câmaras e glândulas, permitem a saída dos espermatozoides durante a ejaculação. Também chamadas de vias seminais, são formadas pelos canais deferentes, tubos que partem de cada epidídimo e terminam no ducto ejaculatório, único que desemboca na uretra.
Diversas glândulas acessórias produzem substâncias que nutrem, dão mobilidade e protegem os espermatozoides  Duas delas, as glândulas seminais, localizadas paralelamente a cada canal deferente e lateralmente a bexiga urinária, produzem im líquido nutritivo o fluido seminal, que nutre os espermatozoides.
Esse fluido é lançado no ducto ejaculatório e forma aproximadamente 60% do volume do sêmen. A próstata, maior glândula acessória do sistema genital masculino, localiza-se abaixo da bexiga urinaria. Ela produz uma secreção viscosa que se junta ao fluido seminal e tem a função de neutralizar a acidez dos resíduos de urina encontrados na uretra e na vagina. As glândulas bulbouretrais localizam-se em cada lado da próstata. Durante a ejaculação, produzem um líquido lançado na uretra junto ao sêmen, cuja função ainda é controvérsia.

ÓRGÃOS GENITAIS

O pênis, o órgão masculino que realiza a copula, ou o coito, possui uma estrutura que permite o aumento de tamanho e a penetração na vagina durante o ato sexual. Suas duas cavidades internas, denominadas corpos cavernosos, enchem-se se sangue durante a excitação sexual, ocasionando a ereção. Alem disso, existe também a uretra, um canal comum aos sistemas genital e urinário que elimina urina ou sêmen. A parte terminal do pênis, onde se abre a uretra, é a glande, uma região mais alargada que pode ser revestida pela pele do pênis, o prepúcio, ou ficar exposta durante a ejaculação.  


MATERIAL PARA AULA PRÁTICA.

OBSERVAR E NOMEAR AS ESTRUTURAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário